Skip to Content
Novo método de desbloqueio da central multimídia, sem downgrade! 🎉

Dúvidas Frequentes

Central Multimídia

Vou perder a garantia se desbloquear a central multimídia?

A BYD não tem um pronunciamento oficial sobre esta questão. A decisão de realizar o desbloqueio é somente sua. Minha recomendação é que você o faça sabendo que, caso aconteça algum problema, você saiba como reverter a situação ou corrigi-la por contra própria.

Isso parece intimidador, porem na realidade, o processo de desbloqueio é algo relativamente muito simples, e mesmo com veículo desbloqueado, é muito difícil que você consiga estragar algo que não possa ser facilmente revertido. O desbloqueio não te da acesso root (administrador) onde você por exemplo, poderia remover ou alterar alguma funcionalidade que poderia causar algum efeito colateral no carro, visto que a central é uma espécie de cérebro que controla praticamente todas as funções do carro. O desbloqueio só lhe dará a permissão de instalar novos aplicativos, e tomando certos cuidados de onde baixar os aplicativos, o risco é praticamente zero. Não há como qualquer aplicativo também “estragar” a central multimídia, onde o máximo que pode acontecer é ele não funcionar como esperado.

Na pior das hipóteses, você poderá ainda realizar um reset de fábrica, que voltará com todos os aplicativos e configurações originais.

Como ligar a central multimídia sem ligar o carro?

Você pode fazer isso habilitando o modo loja no seu veículo. Desta forma, somente a central multimídia será ligada, porem nenhuma outra função do carro funcionará, impedindo também que alguém mova o carro por acidente. Este modo é utilizado quando o carro fica em exposição, justamente para permitir que os usuários utilizem a central multimídia, porem impedindo que o carro seja efetivamente ligado e movimentado.

O processo é bem simples, basta segurar os botões Mode e Seta para Esquerda no volante por 10 segundos.

BYD Shop Mode

Para sair do modo loja basta repetir o processo.

Veículos Híbridos

Qual a diferença entre as opções Save e Auto?

Save significa que o veículo tentará manter sempre a bateria do veículo no percentual que você definir. Ex: Save 70 a bateria será mantida sempre com 70% de carga.

No modo auto, o carro andará no modo EV (100% elétrico) até que carga chegue em 20%. O modo Auto seria a mesma coisa que Save 20%. Lembrando que quando você coloca no modo Auto o percentual que você definiu no modo Save é ignorado, ele será sempre fixo 20%.

Qual devo utilizar Save ou Auto?

Depende da utilização do veículo, uso em viajem ou uso urbano.

Pegamos por exemplo o veículo Song Plus 2025 com bateria de 18 kW/h que lhe dará uma autonomia 100% elétrica de aproximadamente 80km (considerando que ela esteja 100% carregada). Se você fará um percurso igual ou inferior a 80km, você pode manter o modo Auto ligado, pois dificilmente precisará do motor a combustão, visto que com uma carga de 100% de bateria você conseguirá rodar todo o percurso no modo elétrico sem precisar recarregar.

Porem se você fará uma viajem de por exemplo 300km, você não conseguirá chegar ao seu destino utilizando somente o modo elétrico e precisará do motor a combustão para carregar a bateria durante o seu percurso. Neste caso recomendamos que você utilize o modo Save 70%.

No modo Save 70% o veículo rodará no modo 100% elétrico (EV) até a bateria atingir 70%, a partir daí, ele fará automaticamente a comutação para o modo híbrido (HEV). No modo híbrido, o motor a combustão, trabalhará majoritariamente para manter a bateria sempre com 70% de carga, e permitirá que o motor elétrico do veículo (o de maior torque e potência) sempre atue na sua potência máxima.

Dependendo do trajeto da sua viajem, você notará que quanto mais você exige do motor, maior o consumo da bateria. Se você por exemplo, precisar subir uma serra longa com seu carro carregado de malas, 5 pessoas dentro, e pisando fundo, você terá um consumo de bateria bem alto. Neste caso, o motor a combustão não dará conta de manter a carga da bateria em 70%, e ela pode cair para níveis mais baixos durante algum tempo. Isso é normal e você não deve se preocupar, pois em algum momento você será obrigado a reduzir a velocidade, ou vai pegar uma descida, que fará com que o motor a combustão consiga recuperar a carga perdida na subida e estabiliza-la novamente próximo a 70%.

Se você deixar por exemplo em Save 30%, e ao mesmo tempo demandar muita energia do motor, a bateria chegará mais rapidamente a níveis muito baixos. Se ela chegar a 15% ou menos, você começará a notar perda de potência do carro. Com Save 70% é praticamente impossível que isso aconteça se você conduzir o veículo normalmente, e terá sempre performance máxima.

Qual a função do motor a combustão do carro híbrido?

Quando se compra um veículo a primeira coisa que geralmente olhamos, é qual é a potência do motor? Sim, pois viemos de um mundo de motores 100% a combustão onde isso é extremamente importante para decidir se esse motor será capaz de empurrar o peso do carro que estamos comprando da forma mais eficiente possível.

No mundo dos veículos híbridos onde o veículo é equipado com no mínimo 1 motor elétrico e 1 a combustão, muita gente ainda tem um certa preocupação com a potência do motor a combustão como se isso fosse tão importante quando num veículo convencional. Ai, está o maior erro, pois em veículos híbridos, quem move o carro em 90% do tempo é o motor elétrico e não o motor a combustão. O motor a combustão está ali praticamente servindo para manter a bateria carregada para que o motor elétrico (o de maior torque e potência) sempre consiga entregar toda potência ao condutor.

Sim, o motor a combustão também ajuda a mover o carro, principalmente quando a bateria chega a níveis críticos (veja Qual devo utilizar Save ou Auto?. No modo híbrido (HEV), a central do carro vai decidir qual dos motores deve ser utilizado, baseado sempre na melhor eficiência e do modo de condução (Eco, Normal, Sport) definido pelo motorista. Ex: Em velocidades baixas, ou em congestionamentos, o motor elétrico será o preferido. Em velocidades altas (acima de 100 km/h) o motor a combustão será o preferido. Em alguns casos ambos trabalham juntos.

Last updated on